Amamentação - Perguntas e Respostas

1. Porque tem mulheres com o bico do peito invertido? Há alguma explicação?
O mamilo invertido é um distúrbio do desenvolvimento da mama em que ocorre um encurtamento de um ou mais ductos de leite que chegam até o bico. Existem também casos que a causa foi alguma infecção ou cirurgia na mama.

2. O bebê tem mais dificuldade em sugar o leite quando a mãe tem o bico invertido? Existem outros exemplos de seios que podem causar desconforto na hora da amamentação?
Em alguns casos sim, porque o mamilo pode se voltar ainda mais para dentro quando o seio estiver cheio e o bebê não conseg uir mamar
por obstrução da passagem do leite. Existem os mamilos planos que também podem dificultar a amamentação porque não chegam a se projetar facilmente quando estimulados dificultando a amamentação. Podem ter ainda os mamilos curtos que saem pouco para fora e os pseudoinvertidos que apesar de voltados para dentro geralmente saem quando estimulados.
Os seios muito grandes e volumosos também apresentam dificuldades para o bebê abocanhar a aréola.

3. Como mudar essa situação? Há algo que a mulher pode fazer para conseguir amamentar melhor? Como massagens ou produtos?
O mamilo invertido não se corrige espontaneamente.Podemos usar conchas plásticas para tentar corrigir os mamilos invertidos. Estas conchas tem duas partes: uma em forma de anel, com um buraco no meio e acabamento em Silicone para o mamilo encaixar e se projetar para fora e outra parte arredondada e cobre o anel por cima para ficar dentro do sutiã.
Pod emos também massagear os seios para ajudar a melhorar esta situação. A técnica é conhecida como exercícios de Hoffman e se caracteriza em posicionar o polegar e o dedo indicador em lados opostos da base do mamilo e apertar para dentro e puxar delicadamente para fora. Fazer 5 vezes ao dia, pela manhã, no ultimo mês de gestação.
Atualmente existe um consenso que diz que não é necessário nenhuma preparação do seio, na gestação, mesmo no caso de mamilos invertidos. Outro conselho: não estimule muito o seio porque pode causar contrações uterinas, principalmente se a gravidez for de alto risco.
Consulte sempre o seu medico antes de qualquer conduta.

4. Tem realmente uma solução, ou tratamento, o aconselhável é fazer antes ou depois da gravidez? Pode ser feito minutos antes da amamentação?
Pelo Consenso atual é melhor não fazer nenhuma preparação para a amamentação, porque depois do nascimento do bebê os hormônios da mãe faz com que a amamentação ocorra naturalmente. Depois que o bebê nascer se não houver nenhuma mudança nos seios é melhor solicitar ajuda do médico ou especialista do próprio hospital, enfermagem ou do banco de leite.
Use conchas protetoras por 30 minutos , tire um pouco de leite antes com uma bombinha, colocar gelo pode fazer os mamilos ficarem mais salientes e evitar os protetores de mamilos de Silicone porque o bebê pode ficar confuso com os bicos.

5. Existe algum tratamento no mercado que reverta essa situação?
Para tentar reverter esta situação existem as conchas plásticas. Estas tem duas partes: uma em forma de anel, com um buraco no meio e acabamento em Silicane para o mamilo encaixar e se projetar para fora e outra parte arredondada e cobre o anel por cima para ficar dentro do sutiã.

6. Muitas mães são pegas desprevenidas quando o assunto é bico invertido? É o papel de qual profissional alerta a mulher s obre esse problema?
Sim, durante o pré-natal o Obstetra deve examinar a gestante e ao constatar que os mamilos são invertidos , orientar a paciente de acordo com o tipo de encurtamento dos mamilos se plano ou invertidos da maior dificuldade que pode ocorrer durante a amamentação e como superar este obstáculo e jamais desistir da amamentação que é extremamente importante tanto para o bebê quanto para a mãe.


 

Voltar