Curiosidades femininas

1. Quais são os principais cuidados diários com a saúde da mulher?

A higiene diária da regiao íntima  pode ser feita através do uso de sabonetes liquido  com ph ácido e hipoalergênico. Deixar a regiao íntima por último para evitar irritação, e qualquer resíduo de sabonete deve ser retirado lavando com bastante água. O sabonete íntimo deve ser usado 3 vezes ao dia no verão e no inverno 1 vez ao dia. Usar sabonete íntimo apenas na parte externa da região genital. Devemos dar preferência aos sabonetes íntimos líquidos com pH ácido (4,2 a 5,6). Evite os desodorantes íntimos, eles não oferecem muita vantagem, eles são uma espécie de perfume para alterar o odor vaginal e podem causar reações alérgicas.

Secar bem a região com toalhas indivuduais e limpas evitando assim irritações e infecções , não deixarresíduos  nas dobras.Lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro.Usar calcinha de algodão, não usar roupa justa, dormir sem calcinha. Lavar a roupa íntima adequadamente sem deixar resíduos de sabão e secar em lugar arejado para evitar infecções por fungos.

Durante a menstruação é recomendável realizar a higiene 2 ou mais vezes dia. Usar absorvente sem perfume, trocar a cada 4 horas. Os absorventes internos trocar a cada 2 horas.

2. Que tipo de erros cometemos mais (do tipo lavar a calcinha no banho, ou usar sabonetes íntimos bactericidas, etc)?

O sabonete não é o ideal para a lavagem da calcinha e do biquíni , porque pode deixar resíduos  e causar alergias. O ideal é lavar com sabão neutro ou sabão de côco e enxaguar bem e secar ao sol que é um poderoso anti-bactericida. O banheiro não é o local ideal para secar roupa, pois é um lugar muito úmido. Pode levar a infecção por fungo na região genital que causam desconforto, coceira, vermelhidão e mau cheiro. O calor e a umidade propiciam o desenvolvimento de doenças ginecológicas

As principais doenças são os corrimentos vaginais, dentre eles, o mais comum a candidíase vaginal.

No nosso país já sabemos por experiência que no calor e com o aumento da umidade aumentam os casos de Candidíase Vaginal, desta forma, automaticamente já orientamos as mudanças de hábitos.  Notamos que a não aeração da genitália feminina facilitam as infecções.

Portanto, devemos dormir sem calcinha, não usar roupas  apertadas e sintéticas, nem molhadas( biquíni e Maiôs), cosméticos genitais( não usar sabonetes e cremes vulvovaginais que não respeitem o PH, nem perfumados, nem irritantes),  abuso de substâncias cítricas, laticínios e açucares.

3. Ovário policístico é um dos problemas de saúde mais frequentes no organismo feminino. Como se dá o tratamento? Existe algum cuidado diário que possa preveni-lo?

Sim. Ovário policístico é o ovário que possui formações císticas que são saculações preenchidas por líquido ou substância semi-sólidas que se desenvolvem nos ovários e podem ser fisiológicos ou não. Quando estes cistos são formados por desequilíbrio hormonal levando a uma produção excessiva de hormônios masculinos e também a uma resistência do organismo à insulina caracteriza a Síndrome dos Ovários Policísticos.

O tratamento da SOP( Síndrome dos Ovários Policísticos) deve ser personalizado para cada situação.  As pacientes obesas, com pêlos e acnes devem emagrecer através de controle nutricional e exercícios. Uma perda de 5% ou mais do peso corpóreo total pode reverter os sintomas, porque diminui os hormônios masculinos que são responsáveis pela acne. As pacientes não obesas é necessário uma diminuição dos hormônios masculinos que pode ser obtidos através da utilização de anticoncepcionais que atuam também na unidade pilossebácea diminuindo a produção do sebo e o crescimento dos pêlos. Nos casos de infertilidade podem ser usados os indutores da ovulação como o citrato de clomifeno, podendo associar à metformina. Em outros casos usamos as gonadotrofinase FSH humano purificado . Existem casos que se faz uma cauterização laparoscópica(driling).

Não existe prevenção para a Síndrome dos Ovários Policísticos, mas o diagnóstico precoce é a melhor maneira de tratar os sintomas.  Devemos visitar regularmente o ginecologista, fazer os exames de sangue, USG transvaginal e prevenção do câncer do colo uterino.

Os sintomas são: alterações no ciclo menstrual  geralmente com  poucas menstruações durante o ano ou nenhuma menstruação, aumento dos pêlos na face, seios e abdome, podendo ou não ter obesidade, acne e infertilidade. Se você tem estes sintomas procure o ginecologista porque

diagnóstico precoce é a melhor maneira de tratar os sintomas.

4. Infecção urinária é outro problema comum. O que é possível fazer para evitá-la?

Sim. Infecção urinária é a infecção bacteriana mais comum no ser humano, principalmente entre as mulheres dos 20 aos 40 anos e as grávidas.

Para evitar devemos beber bastante água, prestar atenção na coloração da urina, sinal de sangue é um alerta, urinar sempre após as relações sexuais e cuidar sempre da higiene intima.

5. Qual é a frequência que uma mulher deve se consultar com seu ginecologista?

Pelo menos uma vez por ano.

6. Que exames devem ser feitos regularmente para avaliar a saúde da mulher?

Devemos visitar regularmente o ginecologista pelo menos uma vez por ano e fazer os exames de sangue, urina, USG transvaginal, USG mamas, mamografia bilateral após 35 anos, densitometria óssea na menopausa e prevenção do câncer do colo uterino.